Como preparar ficheiros para impressão. Uma breve checklist!

Como preparar ficheiros para impressão? Esta é sem dúvida uma das questões que mais recorrentemente nos chega à caixa de entrada.

Não obstante lidarmos frequentemente com pessoas muito capazes na área da edição e da manipulação digital, nem sempre as questões mais básicas dos aspectos associados à impressão fazem parte do leque de habilidades técnicas de todos. Normalíssimo! Na verdade, quem tem obrigação de dominar esse campo somos nós, deste lado, o “pessoal que imprime”. Assim sendo, e em jeito de resumo à-la checklist, ficam algumas das questões mais importantes relativamente a este assunto.

  • Guarde sempre os seus ficheiros em formatos não editáveis ​​e prontos para a impressão como o TIFF, JPEG ou PNG (preferencialmente o primeiro). Logicamente que podemos aceitar formatos como PSD, PDF, AI, etc., mas nem o cliente ganha coisa alguma com essa abordagem, nem o nosso trabalho fica de alguma forma facilitado.
  • Não envie camadas (ou layers, se assim preferir), sobretudo se tiverem fontes por rasterizar, paths, formas, etc. Achate tudo antes de submeter;
  • Se gravar os seus ficheiros em TIFF, escolha por favor a opção de gravação sem compressão no sentido de preservar a melhor qualidade dos seus ficheiros. Caso envie em JPEG, opte por gravar na qualidade máxima, aquela caixinha que no Adobe Photoshop aparece com uma escala de níveis que vai de 1 a 12. Escolha este último.

Relativamente ao modo e perfil de cor associado às imagens enviadas, tenha se possível em consideração os seguintes pontos:

  • Converta os seus ficheiros para modo RGB porque na verdade imprimimos fazendo uso processos RGB. Se os seus ficheiros estiverem no modo CMYK, pode convertê-los para RGB antes de os enviar para a Pigmento. Se não souber do que diabo estamos a falar, entre em contacto;
  • O melhor perfil de cor a ser usado para isso é sRGB IEC61966-2.1. RGB ou Adobe RGB já que tem uma gama de cores muito mais ampla do que o CMYK e, como usamos na Pigmento usamos máquinas de 12 cores, temos uma valiosa gama de tintas RGB à nossa disposição, bem como as tradicionais tintas CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Key (Preto)).

Depois há, claro, a questão da resolução. Considere que…

  • O ideal é uma resolução de 300dpi no tamanho de impressão desejado. Se a sua resolução não for alta o suficiente entre em contacto e tentaremos redimensionar (ampliação por interpolação) as suas obras com o mínimo de perda de qualidade. Ideal é não ter de fazer isso;
  • As nossas impressoras não aplicam nitidez ou qualquer tipo de afinação desse tipo, mas geralmente avaliamos a necessidade de adição de nitidez na fase de pré-impressão e caso seja necessário adicionaremos nitidez à sua imagem. Entraremos em contacto se isso acontecer.

Assim de repente… é tudo 

Recapitulando…

TIFF sem compressão, modo RGB, perfil Adobe RGB ou sRGB IEC61966-2.1. RGB, 300dpi no tamanho de impressão e fará de nós impressores felizes.

Tem dúvidas. Não se preocupe. Não estamos aqui apenas para imprimir. Entre em contacto através do nosso formulário que já vamos juntos esclarecer todas as questões.