O que diabo é uma giclée print?!

PREPARAR FICHEIRO PARA IMPRESSÃO GICLÉE OU FINE ART

Giclée print é uma daquelas expressões que ja foi “grande”, entretanto foi substituída por outras mais modernas e hoje, quais calças boca de sino renascidas das cinzas e recuperadas para a pista de dança, está de volta em grande estilo.

A palavra Giclée (leia-se jiclê e nunca /guiclé/, ou mesmo /glicê/) deriva do verbo francês gicler, que significa, de forma simples, “salpico”; ou esguicho… ou espirro se preferirem algo mais orgânico.

O termo Giclée, no processo de impressão, vai sendo actualizado com a introdução de novas tecnologias na equação. Hoje, deve ser utilizado para descrever uma impressão de jacto de tinta que combina tintas à base de pigmentos minerais, papel de qualidade arquivística (permanência elevada) num processo de excepcional gestão de cor numa impressora de grande formato de 10 ou mais tintas. Doze, no caso das impressoras usadas na Pigmento. Deve ser objectivo final, a obtenção de impressões Giclée de superior qualidade de arquivamento, elevada resistência à luz e estabilidade química.

Toda a impressão – sobretudo a impressão giclée – deve ser realizada num ambiente controlado com fluxo profissional de gestão de cores. Este tipo de impressão oferece suavidade e riqueza de cores e a garantia de que a impressão representa o trabalho original do artista da maneira mais aproximada possível. 

Giclée print para Emma Lopes - Narwhal em Hahnemühle Photo Rag 308
Detalhe de “NARWHAL” por Emma Lopes em Hahnemühle Photo Rag 308g/m2 pela Pigmento Coolectivo #bypigmentocoolectivo

Permanência de uma Giclée Print

A permanência da imagem é uma preocupação de artistas e colecionadores. As estimativas de envelhecimento – baseadas em análises laboratoriais – apontam para uma resistência ao desvanecimento e mudança de cor de mais de 200 anos em condições ideais (armazenamento no escuro a 22,7ºC e 50% H.R.), e de até 86 anos em exposição sob vidro.

A impressão giclée (ou giclée print para os mais universalistas) é, no fundo, uma forma de reprodução apresentada aos artistas cuja produção em massa dos seus trabalhos é inviável. A impressão giclée permite reproduzi-los com garantia de qualidade, de permanência e fidelidade ao original.

Como Imprimimos na Pigmento Coolectivo

As nossas impressões giclée, são criadas através do uso de impressoras Canon (no sistema de 11 tintas + Chroma Optimizer), tintas Lucia PRO originais, que com uma cabeça de impressão com 18432 nozzles injetores (1536 por canal),  é capaz de produzir uma faixa tonal de extraordinária continuidade, gama extremamente ampla e pretos muito profundos.

Naturalmente, o processo de calibração de dispositivos e a criação de perfis de cor adequados e personalizados, são a base de qualquer serviço de impressão de excelência, mas isso é assunto para outra altura.