FAQ – perguntas mais frequentes
Encomendas, pagamentos, expedição e embalagem de impressões giclée e Fine art
Programa de descontos para artistas, galerias e agências
Que tipo de descontos oferecerem?
Não é simplesmente um desconto comercial, é um programa que visa o estreitamento dos relacionamentos comerciais com artistas nacionais e estrangeiros, facilitando dessa forma a impressão de peças e o melhoramento da condição do artista no mercado. Ao oferecermos cotações especiais para quem produz arte como forma de vida (sendo que forma de vida não é necessariamente a dedicação exclusiva à arte, mas sim o sentimento com que se aborda a vida), sabemos estar a melhorar o panorama nacional das artes, sabemos estar a ajudar os artistas a encontrarem uma compensação financeira pelo seu trabalho e sabemos estar a trabalhar para um bem maior do que o simples comércio de papel e tinta.
Preencha o formulário do programa de descontos para artistas, galerias e agências para maiores informações.
Quem pode usufruir deste programa?
Qualquer pessoa que se dedique à arte e que tenha um URL/PDF, etc. onde possamos verificar essa condição.
Em 2024 abrimos também o programa às galerias, lojas e agências que se dedicam ao comércio de obras de arte e reproduções, no sentido de facilitar o acesso a ainda mais canais de venda das peças dos artistas que connosco trabalham.
Preencha o formulário do programa de descontos para artistas, galerias e agências para maiores informações.
O desconto das galerias e agências é superior ao dos artistas individuais?
Não! Mantendo aquilo que apontámos na primeira e segunda questões, o programa visa ajudar todos os envolvidos da mesma forma. Existem contudo escalas de quantidade que, no caso de colectivos representados por agências e galerias, atingem patamares de desconto mais elevados, juntando por vezes várias centenas de peças no mesmo pedido, atingindo patamares de desconto muito significativos.
Preencha o formulário do programa de descontos para artistas, galerias e agências para maiores informações.
O que é uma impressão giclée?
A palavra Giclée (“jiclê”), deriva do verbo francês gicler, que significa “esguichar”. A palavra é um neologismo cunhado há cerca de 30 anos, no início da década de 1990, pelo entretanto falecido Jack Duganne (1942-2020), um Master Printer que nos deixa, naturalmente, muita saudade.
A palavra é usada para descrever um processo de impressão a jacto-de-tinta (inkjet) que combina a utilização de tintas à base de pigmentos minerais com substratos – e consequentemente papéis – de excepcional qualidade, i.e., de elevada permanência. Inicialmente usado para descrever este processo de impressão com finalidade de reprodução de arte criada com técnicas tradicionais, expandiu-se a todas as técnicas, incluindo as digitais.
Toda a impressão giclée é impressão inkjet, mas nem toda a impressão inkjet é giclée.
A permanência da imagem é uma preocupação séria para artistas e colecionadores. As estimativas de envelhecimento – baseadas em análises laboratoriais – apontam para uma resistência ao desvanecimento e mudança de cor de mais de 200 anos em condições ideais (armazenamento no escuro a 22,7ºC e 50% H.R.), e de até 86 anos em exposição sob vidro. Os dados vão mudando ao longo dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, sobretudo, nas que se aplicam à produção de tintas mais capazes.
A impressão giclée (ou giclée print para os mais universalistas) é, no fundo, uma forma de reprodução apresentada aos artistas, para quem a produção em massa dos seus trabalhos é inviável. A impressão giclée permite reproduzi-los com garantia de qualidade, de permanência e fidelidade ao original.
preparação de ficheiros, espaço de cor, resolução, uploads…
Em que formato devo enviar os meus ficheiros
Esforçamo-nos por ser o mais flexível possível quanto a este assunto. TIFF é o nosso formato preferido, mas PSD, PDF, PNG e até mesmo JPEG são opções válidas. Por favor, envie seus arquivos sem camadas (imagem achatada) e, principalmente, sem camadas que contenham fontes ou paths. Consulte o nosso breve guia acerca como preparar um ficheiro para impressão giclée de forma a obter os melhores resultados.
O que é melhor? CMYK ou RGB?
Adobe RGB ou RBG (sRGB IEC61966-2.1.) a 8-bit ou 16-bit. Por favor faça um a leitura da nossa página “Preparar um ficheiro para impressão giclée” para informações adicionais e mais detalhadas.
Tenho mesmo de enviar os meus ficheiros em RGB? Sempre me disseram para enviar ficheiros em CMYK para impressão.
Não se preocupe, estamos bem cientes deste enorme problema relativo à “tradição CMYK”, modos de subtractividade e adição, todas as histórias e mitos incríveis sobre o “fantasma de impressões passadas”, mas há algumas coisas que deve saber antes de se fixar na questão das “regras CMYK”.
Em todo o caso, pode usar CMYK para qualquer encomenda de impressão em 2 casos específicos:
-Tem a certeza absoluta do perfil ICC para o qual a máquina de impressão está calibrada;
– A utilização de cores muito especiais onde os problemas de registo e meio-tom são muito mais importantes do que a fidelidade da cor, o que, sejamos sinceros, é excepcionalmente raro.
Em todas as outras situações, existe um enorme risco de os seus ficheiros CMYK serem convertidos para RGB (na verdade CIE LAB) e depois novamente para CMYK, de forma a corresponder ao perfil ICC do fluxo de trabalho. Os fluxos de trabalho de impressão modernos (RIP e outras coisas) são muito mais capazes nesta conversão RGB >> CMYK do que o software à sua escolha. Sim, até mesmo o fantástico Photoshop!
Pode citar-nos no seguinte: nunca trabalhe nem converta para CMYK a menos que tenha controlo total sobre todo o fluxo de trabalho calibrado. Este “controlo” inclui as próprias impressoras. O melhor perfil de cor a utilizar na Pigmento é o Adobe RGB ou sRGB IEC61966-2.1. RGB. Utilizamos máquinas de 12 tintas, temos uma gama valiosa de tintas disponível, não há razão para restringir o seu ambiente de edição.
Podem ajudar com estas questões acerca dos espaços de cor e perfis?
Entre em contacto através dos diversos formulários disponíveis neste site ou utilize o email info(at)pigmentocoolectivo para colocar as suas questões. Também pode consultar a nossa lista de verificação sobre como preparar um ficheiro para impressão giclée para obter mais informações sobre estes tópicos.
Pós-produção, certificados e gestão de ficheiros
O que acontece aos meus ficheiros após receber as minhas impressões?
Após nos confirmar que chegou tudo bem? Lixeira! Não podemos guardá-los por duas razões.
A primeira, menos importante, é uma questão de gestão de espaço do nosso lado. Temos de eliminar os ficheiros assim que recebemos a notificação de entrega e satisfação. A segunda, muito mais importante, diz respeito à ética e à propriedade intelectual das obras de arte e das suas reproduções.
Não podemos guardar ficheiros para além do que é exclusivamente encomendado/ordenado pelo cliente. Depois de cumprir esse contrato (impressão e organização da entrega), temos de eliminar os ficheiros. A excepção possível passa por uma indicação expressa por parte d@ cliente para que armazenemos os seus ficheiros para posterior produção (acontece sobretudo com séries e coleções).
Gostei mesmo das minhas impressões e gostaria de realizar novos pedido de mais reproduções. Tenho de reenviar os meus ficheiros?
Se ambas as partes (cliente e Pigmento) já trocaram mensagens confirmando a conclusão do pedido, é bem provável que os seus ficheiros já tenham sido eliminados. Deverá então confirmar junto da Pigmento, mas provavelmente terá de reenviar os seus ficheiros.
A Pigmento emite certificados de autenticidade de impressões?
Claro! Pode escolher entre dois tipos de certificado:
– Um deles, emitido por nós (formato A5), com o nosso selo branco e uma declaração das especificações da impressão.
– Um segundo tipo, baseado no sistema de holograma da Hahnemühle, no qual cada obra de arte recebe um selo holográfico numerado que corresponde ao selo numerado colocado num Certificado de Autenticidade.
Elementos como o título e autoria, tipo de papel, tecnologia de impressão, tintas, tipo e lote de papel, etc., estão normalmente presentes em ambos os tipos de certificado.
Papéis (química, substratos, livre de ácidos, lenhina, obas, etc.)
Que papéis usam?
Todos os papéis que utilizamos para impressão giclée (excepto o Hahnemühle Matt Fibre 200gsm) possuem características de arquivo. Alguns papéis oferecem acabamento mate, enquanto outros possuem acabamento brilhante, perlado ou acetinado. Os papéis mate apresentam diferentes níveis de textura, permitindo ao cliente escolher o “toque” que melhor se adapta à sua obra de arte e à sua visão.
Normalmente, existem apenas dois níveis de preço para os papéis que oferecemos. Um valor para papeis da Ilford, Canson ou Hahnemühle e um segundo nível para papéis menos dispendiosos, como os que oferecemos através da linha PC (Pigmento Colectivo).
Que tintas usam?
Usamos – independentemente do que seja – tintas LUCIA PRO originais. Estas são tintas à base de pigmentos (ou tintas minerais ou tintas de pigmentos minerais) de altíssima qualidade e durabilidade, especialmente quando utilizadas em papéis com um nível equivalente de excelência.
Desde junho de 2024 que adicionámos também as LUCIA PRO II ao nosso arsenal de impressão, através da introdução de mais uma impressora CANON ImagePROGRAF 4600.
Os papéis que usam são livres de ácidos?
Impressão Giclée sem substratos/papéis livres de ácido não é impressão Giclée! Pode citar-nos nesta afirmação.
A permanência do produto final (substrato + tinta) depende em grande parte do valor do pH do papel antes da impressão, bem como da sua evolução ao longo do tempo. A presença de lignina (ou lenhina) também acrescenta complexidade a esta equação já delicada. A exposição da lignina à luz e ao oxigénio gera um tom amarelado na superfície dos materiais onde está presente.
Sim, todos os nossos papéis são livres de ácido, incluindo o Hahnemühle Matt Fiber 200g/m². Os valores de pH e outras informações técnicas podem ser encontrados nas páginas individuais que criamos para cada papel (encontre todos os links na página inicial). Mais informações sobre a questão da lenhina podem ser encontradas na próxima resposta.
Quando usamos o termo “papel livre de ácido”, estamos a falar de um condicionamento introduzido durante o processo de fabricação. O carbonato de cálcio é adicionado à mistura para neutralizar a acidez do material natural e produzir uma configuração alcalina estável no papel acabado, resultando em um valor de pH neutro e, portanto, uma vida útil de impressão mais longa. Isso é válido para o papel de algodão ou para o papel de alfa-celulose, ou mesmo mistura de algodão com bambu, cana-de-açucar, cânhamo ou agave (sisal).
Os vossos papéis são livres de lenhina (ou lignina)?
O importante sobre a lenhina é que sua ausência no futuro, daqui a muitos anos, é garantida pela sua não existência no presente.
A lenhina é, quimicamente falando, uma molécula presente em plantas terrestres, associada à celulose no nível da parede celular. A sua função é fornecer rigidez, impermeabilidade e resistência contra os ataques biológicos aos tecidos vegetais, principalmente no sistema vascular das plantas. A lignina (ou lenhina) é, portanto, uma “coisa boa” para a planta! Só se torna “má” quando falamos de papéis para impressão giclée e fine art, mas achamos que já entendeu que queremos dizer, certo?
A lenhina é o principal componente da madeira, depois da celulose. Após o processo de produção do papel, ela está presente em grandes quantidades em papéis como o papel pardo (usado em sacos de pão ou de outros alimentos) e claro, no cartão. Esses papéis têm algumas características em comum, sendo uma delas a coloração acastanhada. A presença de grande quantidade de lignina na composição desses materiais é o que produz essa característica tão… castanha!
A lenhina confere ao papel uma aparência envelhecida com o passar tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas de lenhina sofrem oxidação quando expostas ao oxigénio, tornando-se menos estáveis. Para a produção de papel branco, a lenhina deve ser extraída quase completamente. Isso é feito através do branqueamento (produtos químicos alvejantes). Durante o processo de produção, esses produtos químicos são adicionados à polpa de celulose, separando e descartando a lenhina. O resultado é um papel branco com maior resistência à passagem do tempo.
O que são OBAs?
OBA é a abreviatura de Optical Brightening Agents (Agentes de Branqueamento Óptico ou Agentes de Alvura).
OBAs são compostos químicos adicionados ao revestimento de alguns papéis. São usados para melhorar a aparência da cor, clareando o papel ao aumentar a quantidade de luz azul refletida e, consequentemente, compensando os tons amarelos naturais (o chamado branco natural).
Diferentes papéis contêm diferentes níveis de OBAs. Pode confirmar se um papel contém agentes branqueadores ópticos colocando uma folha sob luz ultravioleta. Se ela mostrar uma cor roxa-azulada, então contém OBAs; quanto mais brilhante a luz roxa emitida, mais OBAs estão presentes no papel.
Em termos um pouco mais técnicos, um OBA, ou branqueador óptico, é uma anilina incolor que absorve radiação ultravioleta e a emite como radiação visível. A presença de branqueador óptico no papel impõe uma reflexão predominante na região azul do espectro, influenciando positivamente a reprodução de cores frias (verdes, azuis e derivados) e interferindo negativamente na reprodução de cores quentes.
Porque é que o algodão é tão famoso como substrato de papel?
O algodão possui uma longa tradição na fabricação de papel.
Mesmo hoje em dia possa encontrar “trapos” de roupas velhas na composição de papéis (daí o termo “cotton rag”), grande porção de cada papel papel para impressão giclée ou fine art utiliza apenas fiapos de algodão de alta qualidade. Estas são fibras curtas presas à semente do algodão após a descaroçagem e que, na verdade, também contêm celulose, a qual ajuda a dar estabilidade à folha de papel finalizada.
Dessa forma, e devido à origem do algodão, este tipo de papel produz um toque muito mais macio em comparação aos papéis 100% alfa-celulose. Teoricamente, o papel de algodão também possui maior resistência e durabilidade do que os papéis de alfa-celulose, mas esse é um assunto para outra discussão e certamente dependerá de tendências e outros fatores não técnicos.
O algodão também possui reconhecidas características de arquivo. É comum dizer que, para cada ponto percentual de algodão contido num papel, podemos contar com um ano de resistência à deterioração pelo uso. Por exemplo, papel 25% algodão pode ser manuseado por 25 anos sem mostrar sinais de deterioração. Obviamente, isto não deve ser considerado como uma garantia absoluta.
O que é a alfa-celulose?
O papel alfa-celulose é feito a partir de polpa de madeira e, portanto, é um produto natural (ou fibra natural).
A alfa-celulose é a base da polpa de madeira, formada por várias moléculas de açúcar unidas em cadeia. Durante o processo de fabricação do papel, a cadeia mencionada é quebrada e refinada para remover elementos indesejados (como a lignina mencionada num ponto anterior desta FAQ) e, em seguida, reformada para adicionar resistência à folha final de papel.
Para criar diferentes acabamentos na superfície do papel, ocasionalmente as fibras de alfa-celulose são combinadas com outros materiais, como fiapos de algodão. Existem muitos tipos diferentes de papel alfa-celulose para impressão fine art e giclée, e a sua qualidade é absolutamente indiscutível, sendo adequado para diversos tipos de reproduções de obras de arte. É especialmente procurado no segmento de ilustração.
Imprimem em papel artesanal/papel kraft/papel de seda/cartão/etc.?
Imprimimos exclusivamente em papéis preparados para impressão a jato de tinta, a única superfície disponível para o processo giclée.
Posso enviar-vos o papel e vocês só fazem a impressão?
Não!
Podem pedir um determinado tipo de papel aos vossos fornecedores para eu fazer uns testes de impressão?
Depende! Temos acesso a todos os papéis – exceto quando estão esgotados no fornecedor – da Canson, Ilford e Hahnemühle. No entanto, “ter um papel disponível” representa um investimento significativo em uma certa quantidade ou stock de papel.
Se o seu pedido de orçamento for para uma quantidade que, embora represente uma perda para a Pigmento, se apresente como viável, podemos tentar trazer o papel. Se, por outro lado, o seu pedido for de algumas impressões, dificilmente poderemos ajudar.
Por mais que gostemos de ser úteis, um negócio é sempre um negócio e é, na prática, impossível ter stock para todos os papéis do mercado. Mesmo que falemos apenas de 2 ou 3 marcas.
Posso pedir mais do que um pack de amostras?
Não. Apenas disponibilizamos um pack de amostras por cliente/NIF/morada. Esporadicamente, por força da introdução de novos papéis, podemos criar um pack de amostras especial que ajuda @s noss@s clientes na descoberta de n ovas opções para a impressão.
O pack de amostras tem o intuito de apresentar papéis de impressão, a técnica de impressão, a embalagem e a expedição. Não é uma forma de criar stock acedendo a preços especiais.
Encomendas
Como posso encomendar?
Isso é fácil! Basta seguir os passos indicados na nossa página ‘Como encomendar…’.
Quanto tempo demoram a enviar as impressões?
Após a confirmação do pagamento, atualmente, levamos 3 dias úteis ou menos para processar um pedido. O tempo médio em 2024 (analisado a 1 de julho) é de 2,49 dias para o retorno.
Quanto são os portes?
Para informações atualizadas sobre este assunto, deve consultar a nossa página ‘Política e Portes de Envio’.
Posso enviar-vos uma guia do meu transportador preferido e vocês aplicam na expedição?
Não. Fazemos uso dos nossos próprios contratos com transportadores.
Posso enviar-vos uma guia do meu transportador preferido, vocês aplicam na expedição e depois vão levar a encomenda a um ponto de pick-up desse transportador?
Não. Fazemos uso dos nossos próprios contratos com transportadores. Contando com as expedições múltiplas por NE, fazemos vários milhares de embalagens e expedições anualmente. Não teríamos sequer tempo para imprimir se optássemos por dar seguimento a pedidos desta natureza.
Quanto custa fazer uma prova?
O mesmo que qualquer impressão equivalente. Mesmo uma test strip, em que pode criar uma grelha com tudo o que quiser, tem uma dimensão mínima de 1000 mm largura (largura de um rolo de 44”) por 21 mm de altura. Contacte-nos para este tipo de solicitação. Usamos alguns rolos de 24” nas nossas impressora mais pequenas e podemos criar uma test strip de 600 mm x 210 mm.
Fazem test-strips? Se sim quanto custam
Fazemos, sim. Veja p.f. a resposta colocada na pergunta anterior.
Fazem provas / testes / amostras, gratuitamente?
Não, mas no dia em que os distribuidores e os fornecedores começarem a enviar papel gratuitamente, nós ofereceremos o tempo de trabalho, a tinta, a electricidade, o custo de manutenção, a embalagem e até os portes. 😉 Até lá, qualquer prova, teste ou amostra, é cobrada ao valor de uma impressão normal, porque, de forma facilmente compreensível, é uma impressão normal.
Quanto pesa uma encomenda de 25 A2?
Embora o peso do papel e das respectivas tintas de impressão representem uma parte considerável do peso de cada pedido (1684g apenas de papel em um pedido de 25 tamanhos A2 usando PC White 270gsm), é imperativo contar com o peso dos materiais de embalagem.
Assim, pela experiência, um pedido de 25 impressões A2 em PC White 270 gsm pesa aproximadamente 4500g (4,5Kg).
Adicione aproximadamente 235g-250g para um pedido equivalente em Canson Rag Photographique 310gsm ou Hahnemühle Photo Rag 308gsm, ou seja, aproximadamente 4735g para um pedido de 25 impressões tamanho A2.
Têm encomenda mínima?
Não! Imprimimos todas as encomendas, pequenas ou grandes, com o mesmo empenho. A questão, contudo, é a seguinte: encomendas com valor inferior a 32,50 EUR sofrem um acréscimo de 5,90 EUR para embalagem e portes. Mais, o valor mínimo que cobramos é o de um A6 (105×148 mm). Assim, se ordenar a impressão de 30 peças de 100×130 mm, cobraremos 30 peças A6 (105×148 mm)
Como são as vossas embalagens?
As embalagens planas são constituídas por placas de Eskaboard de 2,25, 2,50 ou 2,75 mm (4,50, 5,00 ou 5,50 mm no par), podendo as mesmas – se necessário – serem ainda reforçadas com cartão canal AB (6,0 mm). A embalagem é fechada em 8 a 16 pontos e reforçada com fita kraft de 78 mm. Toda a embalagem é, por fim, envolvida em filme. As embalagens de caixa (61 ou 110 cm) impedem que as impressões toquem as paredes da embalagem e permitem a expedição enrolada de impressões de grandes dimensões. Estas últimas embalagens (caixa de 61 ou 110 cm) têm um custo de 4,50 EUR.
Alguma excepção ao anteriormente colocado?
Sim, em alturas como as da Black Week (Black Friday, Black Weekend, Cyber Monday, etc.) que se agrega ao Natal, reduzimos os limites a partir dos quais as impressão são enviadas enroladas, dada a elevadíssima possibilidade de se danificarem no transporte.
Como são cobradas as embalagens?
As embalagens (considerando-se material e processamento) são gratuitas para impressões/encomendas inclusas de valor igual ou superior a 32,50 EUR. Para valor inferior do material incluso em cada embalagem, cada processo de embalagem sofre um acréscimo de 5,90 EUR destinados a embalagem e portes, sendo este binómio (embalagem e portes) indissociável nestes casos.
Posso pedir para embalar 20 A5/A4/A3 separadamente e ser tudo expedido numa só embalagem final, não pagando cada embalagem individual?
Não. Como apenas 1 (um) A5, A4 ou A3 (entre outros formatos) nunca atingem os 30,00 EUR, cada embalagem será tratada como uma expedição única, i.e., deverá adicionar 5,90 a cada impressão caso deseja embalagem individualizada. Veja p.f. o ponto anterior. Ainda assim, em processos desta natureza que ocorram recorrente e periodicamente, temos um plano especial de custos para os nossos clientes. Entre p.f. em contacto e exponha o seu caso.
Porque é que não oferecem sempre as embalagens?
Elencando as razões, temos: o tempo de processamento de uma embalagem é elevado; Cada embalagem é criada para cada encomenda; Os materiais que usamos têm um custo muito considerável e que aumenta anualmente.
Pagamento
Que formas de pagamento aceitam?
Os pagamentos podem ser realizados através de Referência MB, MB WAY e Transferência Bancária (tradicional, Revolut, Wise, etc.)
Posso pagar uma taxa de urgência para acelerar o pedido?
Não! Não temos taxas de urgência
portes e envios
Como são enviadas as impressões?
Todas as impressões são expedidas planas utilizando CTT Expresso ou DHL até aos 850 mm no lado mais longo ou 700 mm no lado mais curto. Para lá destas medidas, as impressões são enviadas enroladas e embaladas em uma caixa especial. Esta caixa tem um custo adicional de 4,50 EUR (IVA incluído). Em alturas como as da Black Week (Black Friday, Black Weekend, Cyber Monday, etc.) que se agrega ao Natal, reduzimos os limites a partir dos quais as impressão são enviadas enroladas, dada a elevadíssima possibilidade de se danificarem no transporte.
Que transportadoras usam?
Presentemente usamos exclusivamente CTT Expresso.
Posso seguir/rastrear o envio das minhas encomendas?
Sim! Todos os nossos envios incluem um número de seguimento que poderá usar para acompanhar as suas encomendas. A expedição carece de um número móvel para o serviço de atualização de estado por SMS fornecido pela transportadora e para a recepção do PIN de entrega.
As impressões são enviadas bem protegidas?
Sim! Muito bem protegidas. Não economizamos em nos materiais de embalagem. Paga por uma impressão giclée, não por uma impressão digital.
Como receber a minha encomenda num ponto de recolha ou posto dos CTT?
Basta que nos indique que pretende receber a sua encomenda num dos mais 2500 pontos de recolha CTT. Poderá pedir a loja CTT mais próxima da sua morada ou aquela que mais lhe seja conveniente. O levantamento da encomenda em tempo útil, é da exclusiva responsabilidade d@ cliente.
O que devo fazer se a minha embalagem estiver danificada quando me for entregue?
Leia por favor a informação da página “Política de Devoluções“
PRINT ON DEMAND (POD / DROPSHIPPING)
Como funciona o PoD?
Consulte a página acerca deste assunto (POD), para informações atualizadas acerca deste assunto.
Quanto cobram por esse serviço?
Não cobramos nenhum adicional, mas colocamos um limite de 5 utilizações mensais por cliente. A partir desta frequência cremos que se justifica que @ cliente procure formas próprias de expedição das suas peças impressas.
O que os nossos clientes dizem acerca de nós…
-
Rita
★★★★★
a week ago
Great printing quality, amazing turnaround time but most of all, excellent customer service. Very professional, helpful in every step of the way and an extreme care handling and packing the prints. I'd definitely recommend Pigmento … More Coolectivo and will certainly make other orders.
-
tahis dz
★★★★★
a week ago
Excelente atendimento e qualidade das impressões. Entrega são feitas sempre dentro do prazo. Fico feliz de ter encontrado a Pigmento para as impressões das minhas artes. Recomendo muito!
- Viviana ★★★★★ 2 weeks ago
-
Nélia Alves
★★★★★
a day ago
Atendimento excelente, óptima qualidade de impressão, atenção ao detalhe, entrega rápida e embalagem segura. Absolutamente impecável! Recomendo vivamente.
-
Pedro Soares
★★★★★
a month ago
Trabalho incrível e apoio ao cliente igualmente incrível!Só não dou mais estrelas porque não dá, fiquei cliente e recomendo vivamente fazerem o mesmo
-
Paula Alves
★★★★★
a week ago
Dedicação máxima ao cliente para obter resultados perfeitos! Impressões Giclée de excelente qualidade e embalamento extremamente cuidado. Recomendo!
- Nuno Dinis ★★★★★ a week ago
-
Flying Goggle
★★★★★
2 weeks ago
Extremamente profissionais, solícitos, com foco no cliente e na obtenção do melhor resultado possível. Recomendadíssimo!!!