O que é o CMYK/FOGRA 39?

Apesar de não solicitarmos aos clientes o envio de ficheiros de acordo com este padrão, acreditamos que este tipo de informação é benéfica e sempre muito bem vinda, sobretudo porque ajuda a alicerçar em noções devidamente fundamentadas a opção por uma ou outra forma de edição e envio dos ficheiros para produção.

O CMYK/FOGRA 39 é um padrão de cor para impressão que foi desenvolvido pelo Fogra (Forschungsgesellschaft Druck e.V.), uma organização de pesquisa da indústria gráfica fundada na Alemanha. É baseado no modelo de cor CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), que é amplamente utilizado na impressão de publicações como livros, jornais e revistas e sobejamente conhecido da esmagadora maioria dos nossos clientes.

O padrão CMYK/FOGRA 39 foi criado para fornecer uma referência padronizada (passando a redundância) para a produção de impressão de alta qualidade, garantindo que as cores são consistentes através de diferentes equipamentos de impressão e mesmo em diferentes condições de produção ou impressão. O padrão é baseado numa especificação técnica detalhada que descreve as propriedades das tintas, do papel e da iluminação que devem ser utilizadas para produzir cores precisas e consistentes.

É importante lembrar que os resultados de impressão podem variar dependendo das condições de impressão específicas, incluindo o tipo de papel, a qualidade da tinta e as configurações de impressão.

Se quiser saber um pouco mais acerca dos detalhes técnicos do padrão é só dar um saltinho até ao site do ICC (International Color Consortium), particularmente à página dedicada ao FOGRA39 (OFCOM).

Fonte da Imagem: FOGRA (@ https://fogra.org/fileadmin/processed/d/a/csm_fogra-kernkompetenz-medienvorstufe_15e1f15047.jpg)

Scroll to Top