Permanência da impressão
No mundo das artes visuais, a durabilidade de uma impressão é tão crucial quanto a beleza e qualidade da impressão da técnica usada. Este é o domínio da “permanência da impressão”, um termo que se refere à capacidade de uma impressão resistir à degradação ao longo do tempo, mantendo a fidelidade das cores, detalhes e a integridade geral da obra. Neste breve post ou artigo, exploraremos as técnicas de impressão que oferecem grande permanência, indicaremos algumas das suas vantagens e desvantagens, e por que a escolha da técnica adequada pode ser determinante para a longevidade de suas preciosas obras impressas.
O que é a “Permanência da Impressão”?
A permanência da impressão abrange a resistência de uma impressão aos elementos que geralmente causam degradação: luz, humidade, variações de temperatura e poluição atmosférica são os que vulgarmente se indiciam como mais problemáticos. Uma alta permanência significa que a obra pode ser exibida ou armazenada por longos períodos sem sofrer alterações significativas no campo da qualidade visual.
Imagem à direita: Fotografia de Diogo Margarido produzida pela Pigmento Coolectivo para uma exposição integrada nas comemorações do 50º aniversário do 25 de abril de 1974.
Técnicas de impressão com alta permanência
1. Impressão Giclée ou Fine Art
- Vantagens:
- Alta precisão e qualidade, capaz de reproduzir as nuances de cor e os mais detalhes subtis da obra original.
- Uso de tintas à base de pigmentos minerais, conhecidas pela sua durabilidade superior em comparação com as tintas à base de corante.
- Flexibilidade nos substratos, permitindo impressões numa considerável variedade de papéis e telas de altíssima qualidade.
- Desvantagens:
- Custo inicial mais elevado devido à qualidade dos materiais e ao processo e equipamentos usados para a impressão.
2. Impressão em platina/paládio
- Vantagens:
- Notável por sua excepcional permanência, resistindo à degradação por mais de um século.
- Oferece uma gama tonal rica e detalhes finos, com uma estética visual verdadeiramente única.
- Desvantagens:
- Processo complexo e custo de material muito elevado.
- Limitado principalmente aos monocromáticos ou tons de sépia.
3. Impressão a carbono
- Vantagens:
- Permanência excepcional, com relatos de impressões que duram séculos sem se degradarem.
- Possibilidade de alta personalização em termos de tonalidade e textura.
- Desvantagens:
- Processo de impressão laborioso e muito técnico.
- Custo e tempo de produção mais altos em comparação com outras técnicas.
A escolha da técnica certa
Ao escolher a técnica de impressão, considere o propósito da obra, o orçamento disponível e a importância da permanência para o seu projeto. Embora técnicas como Giclée ofereçam uma excelente combinação de qualidade e durabilidade com um custo mais acessível, métodos tradicionais como a impressão em Platina/Paládio ou a impressão a Carbono trazem naturalmente uma aura de exclusividade e uma promessa de longevidade praticamente eterna. Bem sei que a Pigmento imprime giclée e fine art – a melhor técnica para 90% dos casos – mas não vergonha ou qualquer pudor em apontar os pontos fortes e mais exclusivos de outras técnicas.
Em forma de conclusão…
A permanência da impressão não é apenas uma medida de quão bem uma obra de arte resistirá ao teste do tempo, mas é também um testemunho do cuidado e da consideração que o artista e o impressor dedicam à criação. Na Pigmento Coolectivo, entendemos que cada impressão é um na verdade um legado, uma peça ou pedaço de (uma) história preservada para as futuras gerações. Escolher a técnica de impressão correcta é, portanto, um passo fundamental no processo criativo, assegurando que cada obra de arte impressa mantém sua beleza e integridade por muitos anos.
Esperamos que este guia vos tenha esclarecido acerca das principais técnicas de impressão e como cada uma delas pode relevar para a permanência da sua arte. Se deseja mais informações ou precisa de consultoria para seu projeto, entre em contacto connosco. Estamos aqui para @ ajudar a fazer escolhas que garantam a durabilidade e a beleza das suas obras.