PREPARAR FICHEIRO PARA IMPRESSÃO GICLÉE OU FINE ART

PREPARAR FICHEIRO PARA IMPRESSÃO GICLÉE – TIPOS DE ARQUIVO
- Serve como conselho para “como preparar ficheiro para impressão giclée”, como servirá para algumas outras forma de impressão. Guarde sempre os seus ficheiros em formatos não editáveis e prontos para a impressão como o TIFF, PDF, JPEG ou PNG (preferencialmente o primeiro);
- Quando gravar o seu ficheiro não use os algoritmos de compressão sugeridos por programas como o Adobe Photoshop ou outros. No caso do TIFF, cujo algoritmo mais famoso é o Lempel-Ziv-Welch ou LZW, disponível desde 1988, opte por “Sem compressão” ou “Unconpressed”;
- Caso envie em JPEG, opte por gravar na qualidade máxima.
- Não envie camadas (layers), sobretudo se tiverem fontes por rasterizar, paths, etc.;
- Reduza tudo a uma camada (achatar imagem / flatten image) antes de enviar os seus ficheiros.
MODO DE COR
Não se preocupe, estamos muito a par de toda a imensa questão em torno do mitológico CMYK, da pré-impressão, do modo subtractivo e aditivo, de todas as histórias e mais algumas, mas há algumas coisas que deve saber antes de jurar a pés juntos que “CMYK é que é”.
A forma como as cores são produzidas em algumas impressoras modernas – nas quais se incluem a Canon ImagePROGRAF PRO 4100 e 2100 que usamos na Pigmento – têm a possibilidade (ou capacidade) de produzir cores de forma “nativa”, i.e., sem que sejam o resultado de um processo subtrativo de combinação de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow, Key). Podendo aplicar essas cores de forma directa, ou tendo uma amplitude de combinação com muito mais capacidade, resulta, inevitavelmente, em impressões fantásticas
Mesmo num serviço mais “tradicional”, pode e deve usar CMYK em obras a serem enviadas para impressão em 2 casos particulares, a saber:
1) Tem a certeza absoluta de qual o perfil ICM para o qual a máquina de impressão está calibrada;
2) Usa algumas cores especiais, onde problemas de halftoning e registo são muito mais importantes do que a fidelidade das cores, o que convenhamos, é excepcionalmente raro.
Em todos os outros casos, há um considerável risco de ter os seus ficheiros CMYK convertidos para RGB (na verdade CIELAB) e, logo de seguida, novamente para CMYK, a fim de corresponder ao perfil ICM do fluxo de trabalho;
Os fluxos de trabalho de impressão modernos (RIP) são muito mais competentes na conversão RGB >> CMYK do que um processo realizado no seu software de eleição Pode anotar o seguinte: nunca trabalhe ou converta para o modo CMYK, a menos que tenha controlo total sobre todo o fluxo de trabalho (calibrado) e neste controlo, incluem-se as próprias impressoras.
Connosco, o melhor perfil de cor a ser usado para isso é Adobe RGB ou alternativamente, o espaço de menor amplitude que é o sRGB IEC61966-2.1. Na Pigmento usamos máquinas de 12 cores, temos uma valiosa gama de tintas à nossa disposição, não há razões para restringir.

PRETO E BRANCO
Graças ao tipo de máquinas que usamos, com capacidade para 12 cores e nas quais se incluem 2 cinzentos e 2 pretos, podemos imprimir o preto e branco verdadeiro, sem adição de cores para balanceamento dos cinzas. Quando efectuar a sua encomenda, poderá, por uma questão de redundância (e segurança) indicar que se tratam de imagens a P&B
RESOLUÇÃO
O “ideal” é uma resolução de 300dpi no tamanho de impressão desejado. Se a sua resolução não for alta o suficiente entre em contacto e tentaremos redimensionar (ampliação por interpolação) as suas obras com o mínimo de perda de qualidade.
As nossas impressoras não aplicam nitidez ou qualquer tipo de afinação desse tipo, mas geralmente avaliamos a necessidade de adição de nitidez na fase de pré-impressão e caso seja necessário adicionaremos nitidez à sua imagem. Entraremos em contacto se isso acontecer.
TAMANHOS MÁXIMOS
De momento imprimimos giclée de até 44″ / aprox. 110 centímetros de largura (na margem mais estreita), até 18 metros de comprimento (rolo). Gostamos muito de imprimir em A0, mas a verdade é que imprimiremos com toda a atenção e alegria desde o A5 até ao máximo do equipamento.
NOTA IMPORTANTE: ACONSELHAMOS que todas as impressões devem ser produzidas com uma margem branca. Esta margem ajuda na manipulação da obra imprimida, facilita o emolduramento, permite a numeração e assinatura e funciona como primeira barreira a danos na impressão. A probabilidade de um eventual dano na sua impressão tem uma esmagadora probabilidade de ocorrer na margem.
Podemos obviamente imprimir sem margem.
Antes de processarmos qualquer encomenda, entramos em contacto consigo no sentido de confirmar a qualidade dos ficheiros enviados, formatos pretendidos, margens, portes, etc. Estamos sempre disponíveis através do email info@pigmentocoolectivo.com.
Não se preocupe! É tudo realizado com muita calma e confirmado antes da produção propriamente dita.