Hahnemühle – Impressão de Excelência

A Hahnemühle, que ostenta o seu orgulhoso galo há mais de 400 anos, é a nossa marca de referência para a impressão Giclée e Fine Art.

Muito naturalmente, o “papel” criado há 4 séculos está muito longe dos substratos de impressão usados na impressão moderna. Foi a capacidade de adaptação a uma nova era e a transição para o domínio digital – com mais sucesso do que qualquer outra marca – que faz da marca alemã, a líder de mercado nas belas-artes digitais em todo o planeta e aquela que mais vezes recomendamos aos nossos clientes.

O Preferido da pigmento…

Hahnemühle Photo Rag ULTRA SMOOTH 305

 

Mais uma adição à família Photo Rag®, apresenta-se essencialmente como um papel particularmente suave e sedoso. Um verdadeiro cotton rag (100% algodão), branco e com uma textura superfície singularmente discreta, e acabamento sedoso.

Se aquilo que deseja é um papel mate, de elevadíssima qualidade, livre de ácidos ou lignina, 100% algodão e com um acabamento singularmente suave (ou mesmo sedoso), esta é mesmo a escolha mais indicada.

A textura de superfície é efectivamente discreta, não tão ausente como num papel prensado a quente, mas com um aspecto sedoso. Apresenta excelente reprodução de cores com bons detalhes e pretos profundos.

É um pouco mais caro do que alguns dos outros papéis que disponibilizamos, mas este é um daqueles casos em que o cliente recebe sempre mais do que aquilo que paga.

O Hahnemühle Photo Rag Ultra Smooth 305g/m é um papel de excecional qualidade, capaz de produzir excelentes resultados que durarão certamente mais do que todos nós, sobretudo se os combinar com uma impressão de qualidade e a mais recente tecnologia de aplicação de tintas pigmentadas.

 

ESTRUTURA
Fibras naturais

SUBSTRATO
100% algodão

SUPERFÍCIE
Mate / Muito Suave

TOM DE BRANCO
Branco

OBA
Moderado

PESO
305g/m2

ESPECIFICAÇÕES DETALHES / EXPLICAÇÃO

Tentamos manter todos os dados atualizados e corretos, mas se uma das especificações se apresentar como verdadeiramente crítica para a sua escolha ou decisão, verifique as especificações no site do fabricante em www.hahnemuehle.com

Estrutura: Fibras naturais

Os papéis são maioritariamente produzidos de uma das duas seguintes formas:

  • Os papéis revestidos com resina (RC ou resin coated). Estes usam menos fibra e substituem essa mesma fibra por resina (que é apenas um nome bonito para “plástico”). Isso significa que esses papéis são baratos, fortes e robustos, mas tendem a ser menos atraentes ao toque e a aceitar menos tinta. Tendem a ser muito populares nos mercados de consumo;
  • Os papéis à base de fibras naturais. São papéis tradicionais feitos sem plásticos e que usam apenas fibras vegetais. Tendem a aceitar mais tinta e têm uma aparência mais atraente. São os papéis preferidos da esmagadora maioria de nossos clientes e aqueles que usamos – exclusivamente – no nosso processo de impressão.
Substrato: 100% agodão

De que é feita a base de papel? As possibilidades incluem:

  • Pasta de celulose – também chamada de polpa de madeira ou pasta de madeira – é a forma mais comum (e mais barata) de produzir papel;
  • Alfa-celulose – a porção mais nobre da polpa de celulose. Vulgarmente testado para características de arquivo semelhantes às do algodão;
  • Algodão – a fibra mais comum para a produção de suportes para belas-artes (ou fine art). Leia mais sobre este assunto nas nossas FAQ.
  • Bambu, agave, cânhamo – alternativas ecologicamente melhores que o algodão. Muitas outras fibras vegetais (por exemplo amoreira) podem ser usadas para produzir papel com características arquivísticas.
Superfície: Mate/Suave

Na informação que passamos aos nossos clientes dividimos esta característica em seis grupos e nem sempre de acordo com aquilo que um fabricante escreve na embalagem.

  • Fosco (ou Mate) – liso ou com textura;
  • Brilho – semi-brilhante, brilhante e alto brilho;
  • Duo (frente e verso) – papéis especiais (como o Photo Rag Duo) que podem ser imprimidos com qualidade total em ambos os lados.
  • Muito suave / Sedoso – Acabamento particularmente sedoso e suave à vista e ao toque
Tom de branco: Branco (94 CIE)

Definimos a “brancura” do papel, da seguinte forma:

  • Branco frio – um papel com uma tonalidade fria (azul);
  • Branco brilhante – um papel mais branco que os papéis de branco natural, mas sem a tonalidade azulada de um branco frio;
  • Branco (ou Branco natural) – um branco natural (não tão branco como o branco brilhante). A maioria dos rag caem nesta categoria;
  • Quente – um papel claramente mais quente (amarelo);
  • Perlescente – papel com um tom cinza quente (geralmente encontrado nos papéis metálicos).
OBA: Moderado

OBA ou OBAs, sigla de Optical Brightening Agents – em português “Agentes de alvura” ou mesmo “agentes de brilho óptico” – são compostos químicos adicionados ao revestimento de alguns papéis. São usados para realçar a aparência da cor, branqueando o papel aumentando a quantidade de luz azul refletida e, como resultado, compensando os tons amarelos naturais. Diferentes papéis contêm diferentes níveis de OBAs, pode confirmar se um papel contém agentes de brilho óptico colocando uma folha sob uma luz ultravioleta, se ela indicar uma coloração roxa, então contém OBAs, quanto mais brilhante a luz roxa, mais OBAs no papel.

Em termos mais técnicos, um OBA, ou alvejante óptico, é uma anilina incolor, que absorve radiação ultravioleta e a emite como radiação visível. A presença do alvejante óptico no papel impõe uma reflexão predominante na região do azul do espectro, influenciando positivamente a reprodução de cores frias (verdes, azuis e derivadas destas), interferindo por isso negativamente na reprodução de cores quentes.

Peso: 305g/m2

A gramatura, gramagem ou peso de um papel é vulgarmente expresso em gramas por metro quadrado (g/m²).

Não é, tecnicamente, a mesma coisa que a espessura do papel, mas há obviamente correlação. Os papéis artísticos europeus estão geralmente em torno da marca dos 300g/m². Os papéis asiáticos, historicamente, tendem a ser mais leves e algures entre os100 e 200g/m².

Papéis com uma gramatura (ou gramagem) mais elevada, tendem a ter maior opacidade, ou seja, verá menos através deles.

  • Avatar dideletpink ★★★★★ 4 weeks ago
    Excelente serviço! Para além da qualidade, são muito solícitos e prestáveis!
  • Avatar Catarina Rosa ★★★★★ 2 weeks ago
    Parceiro perfeito para impressões Giclée com grande qualidade tanto nas tintas como nos vários papéis disponíveis!Pessoal simpático e sempre disposto a ajudar!Profissionalismo ao máximo!Embalagens flawless e entregas rápidas!Eu conto com … More a Pigmento Coolectivo!
  • Avatar Marco Antonio Gouveia ★★★★★ a week ago
    Ótima qualidade de impressão que até dá gosto, além do serviço ser bem prestado e com muita simpatia e atenção aos pormenores. Vale acrescentar que a encomenda da minha impressão giclée chegou muito bem embalada e protegida
  • Avatar Leticia Valverdes ★★★★★ a week ago
  • Avatar Guida Maduro ★★★★★ a month ago
  • Avatar Flying Goggle ★★★★★ 2 weeks ago
    Extremamente profissionais, solícitos, com foco no cliente e na obtenção do melhor resultado possível. Recomendadíssimo!!!
  • Avatar Pedro G. Prata ★★★★★ a week ago
    Desde o atendimento, à impressão e ao cuidado no envio, nada fica ao acaso. Recomendadíssimo!
  • Avatar Algarve Vacation - Holiday Rentals ★★★★★ há 3 meses
    A Pigmento Coolectivo foi-nos recomendada e sem sombra de dúvida que nós também vamos recomendar o seu trabalho a clientes e amigos!Ofereceu-nos uma resposta muito rápida ao nosso pedido e todo o suporte que necessitávamos ao longo do processo, … More muito disponíveis e atenciosos.Desde a escolha do melhor tipo de papel que se adequava à impressão das imagens e de acordo com o resultado final que desejávamos, até ao apoio prestado no tratamento das próprias imagens.É um serviço de excelência, que também se nota pela forma como as imagens são acondicionadas para envio por correio, com uma impressão de alta qualidade e um resultado final fantástico!Ficamos extramente satisfeitos e vamos continuar a trabalhar convosco.O Rui e toda a equipa estão de Parabéns!