Hahnemühle – Impressão de Excelência

A Hahnemühle, que ostenta o seu orgulhoso galo há mais de 400 anos, é a nossa marca de referência para a impressão Giclée e Fine Art.

Muito naturalmente, o “papel” criado há 4 séculos está muito longe dos substratos de impressão usados na impressão moderna. Foi a capacidade de adaptação a uma nova era e a transição para o domínio digital – com mais sucesso do que qualquer outra marca – que faz da marca alemã, a líder de mercado nas belas-artes digitais em todo o planeta e aquela que mais vezes recomendamos aos nossos clientes.

MAIS LEVE, MAIS SUAVE, MAIS QUENTE…

Hahnemühle matt fibre 200

O Hahnemühle Matt Fibre é um papel de celulose de baixa gramagem (ou gramatura) com um revestimento para inkjet otimizado para aplicação fotográfica embora seja cada vez mais procurado por ilustradores como uma solução mais leve.

 

 
 

O Matt Fibre é papel muito liso, de textura muito leve, possui uma alvura de tom quente agradável. Destaca-se pela qualidade de impressão, garantindo os melhores resultados na impressão diária.

Apesar da extraordinária qualidade das impressões conseguidas com este papel, na Pigmento não consideramos verdadeiro giclée os resultados obtidos com este papel. Não nos entenda mal, o Matt Fibre é fantástico, só não é tão extraordinário como todos os outros papéis que usamos.

ESTRUTURA
Fibras naturais

SUBSTRATO
100% alfa-celulose

SUPERFÍCIE
Mate

TOM DE BRANCO
Quente

OBA
Baixo conteúdo

PESO
200g/m2

ESPECIFICAÇÕES DETALHES / EXPLICAÇÃO

Tentamos manter todos os dados atualizados e corretos, mas se uma das especificações se apresentar como verdadeiramente crítica para a sua escolha ou decisão, verifique as especificações no site do fabricante em www.hahnemuehle.com

Estrutura: Fibras naturais

Os papéis são maioritariamente produzidos de uma das duas seguintes formas:

  • Os papéis revestidos com resina (RC ou resin coated). Estes usam menos fibra e substituem essa mesma fibra por resina (que é apenas um nome bonito para “plástico”). Isso significa que esses papéis são baratos, fortes e robustos, mas tendem a ser menos atraentes ao toque e a aceitar menos tinta. Tendem a ser muito populares nos mercados de consumo;
  • Os papéis à base de fibras naturais. São papéis tradicionais feitos sem plásticos e que usam apenas fibras vegetais. Tendem a aceitar mais tinta e têm uma aparência mais atraente. São os papéis preferidos da esmagadora maioria de nossos clientes e aqueles que usamos – exclusivamente – no nosso processo de impressão.
Substrato: 100% alfa-celulose

De que é feita a base de papel? As possibilidades incluem:

  • Pasta de celulose – também chamada de polpa de madeira ou pasta de madeira – é a forma mais comum (e mais barata) de produzir papel;
  • Alfa-celulose – a porção mais nobre da polpa de celulose. Vulgarmente testado para características de arquivo semelhantes às do algodão;
  • Algodão – a fibra mais comum para a produção de suportes para belas-artes (ou fine art). Leia mais sobre este assunto nas nossas FAQ.
  • Bambu, agave, cânhamo – alternativas ecologicamente melhores que o algodão. Muitas outras fibras vegetais (por exemplo amoreira) podem ser usadas para produzir papel com características arquivísticas.
Superfície: Mate

Na informação que passamos aos nossos clientes dividimos esta característica em seis grupos e nem sempre de acordo com aquilo que um fabricante escreve na embalagem.

  • Fosco (ou Mate) – liso ou com textura;
  • Brilho – semi-brilhante, brilhante e alto brilho;
  • Duo (frente e verso) – papéis especiais (como o Photo Rag Duo) que podem ser imprimidos com qualidade total em ambos os lados.
Tom de branco: Quente (90 CIE)

Definimos a “brancura” do papel, da seguinte forma:

  • Branco frio – um papel com uma tonalidade fria (azul);
  • Branco brilhante – um papel mais branco que os papéis de branco natural, mas sem a tonalidade azulada de um branco frio;
  • Branco (ou Branco natural) – um branco natural (não tão branco como o branco brilhante). A maioria dos rag caem nesta categoria;
  • Quente – um papel claramente mais quente (amarelo);
  • Perlescente – papel com um tom cinza quente (geralmente encontrado nos papéis metálicos).
OBA: Baixo conteúdo

OBA ou OBAs, sigla de Optical Brightening Agents – em português “Agentes de alvura” ou mesmo “agentes de brilho óptico” – são compostos químicos adicionados ao revestimento de alguns papéis. São usados para realçar a aparência da cor, branqueando o papel aumentando a quantidade de luz azul refletida e, como resultado, compensando os tons amarelos naturais. Diferentes papéis contêm diferentes níveis de OBAs, pode confirmar se um papel contém agentes de brilho óptico colocando uma folha sob uma luz ultravioleta, se ela indicar uma coloração roxa, então contém OBAs, quanto mais brilhante a luz roxa, mais OBAs no papel.

Em termos mais técnicos, um OBA, ou alvejante óptico, é uma anilina incolor, que absorve radiação ultravioleta e a emite como radiação visível. A presença do alvejante óptico no papel impõe uma reflexão predominante na região do azul do espectro, influenciando positivamente a reprodução de cores frias (verdes, azuis e derivadas destas), interferindo por isso negativamente na reprodução de cores quentes.

Peso: 200g/m2

A gramatura, gramagem ou peso de um papel é vulgarmente expresso em gramas por metro quadrado (g/m²).

Não é, tecnicamente, a mesma coisa que a espessura do papel, mas há obviamente correlação. Os papéis artísticos europeus estão geralmente em torno da marca dos 300g/m². Os papéis asiáticos, historicamente, tendem a ser mais leves e algures entre os100 e 200g/m².

Papéis com uma gramatura (ou gramagem) mais elevada, tendem a ter maior opacidade, ou seja, verá menos através deles.

  • Avatar Marco Antonio Gouveia ★★★★★ a week ago
    Ótima qualidade de impressão que até dá gosto, além do serviço ser bem prestado e com muita simpatia e atenção aos pormenores. Vale acrescentar que a encomenda da minha impressão giclée chegou muito bem embalada e protegida
  • Avatar Sara Banazol ★★★★★ a month ago
  • Avatar Algarve Vacation - Holiday Rentals ★★★★★ há 3 meses
    A Pigmento Coolectivo foi-nos recomendada e sem sombra de dúvida que nós também vamos recomendar o seu trabalho a clientes e amigos!Ofereceu-nos uma resposta muito rápida ao nosso pedido e todo o suporte que necessitávamos ao longo do processo, … More muito disponíveis e atenciosos.Desde a escolha do melhor tipo de papel que se adequava à impressão das imagens e de acordo com o resultado final que desejávamos, até ao apoio prestado no tratamento das próprias imagens.É um serviço de excelência, que também se nota pela forma como as imagens são acondicionadas para envio por correio, com uma impressão de alta qualidade e um resultado final fantástico!Ficamos extramente satisfeitos e vamos continuar a trabalhar convosco.O Rui e toda a equipa estão de Parabéns!
  • Avatar Nuno Teixeira ★★★★★ 4 weeks ago
  • Avatar Flying Goggle ★★★★★ 2 weeks ago
    Extremamente profissionais, solícitos, com foco no cliente e na obtenção do melhor resultado possível. Recomendadíssimo!!!
  • Avatar Karla Ruas ★★★★★ 6 months ago
    Um dos melhores serviços de impressões artistícas com quem já trabalhei. Além um de trabalho primoroso, uma ótima gama de papéis especiais, são atento aos detalhes, com um tempo de resposta e envio muito bons e estão sempre dispostos a … More ajudar.
    Indico e recomendo o trabalho da Pigmento Coolectivo e especial ao Rui sempre muito atencioso e gentil.
  • Avatar Igor Baptista ★★★★★ há 6 meses
    PT:Fiquei muito satisfeito com os diversos aspetos do serviço: bom atendimento, ótima qualidade de impressão e rápida entrega da mesma.Voltarei a recorrer ao serviço e recomendo a quem procurar um bom serviço de impressão.EN:I was very … More please with the different aspects of the service: good client support, great print quality and a quick delivery.I will use this service once more and I would certainly recommend it to anyone.
  • Avatar Rui Augusto ★★★★★ 2 weeks ago