Hahnemühle – Impressão de Excelência

A Hahnemühle, que ostenta o seu orgulhoso galo há mais de 400 anos, é a nossa marca de referência para a impressão Giclée e Fine Art.

Muito naturalmente, o “papel” criado há 4 séculos está muito longe dos substratos de impressão usados na impressão moderna. Foi a capacidade de adaptação a uma nova era e a transição para o domínio digital – com mais sucesso do que qualquer outra marca – que faz da marca alemã, a líder de mercado nas belas-artes digitais em todo o planeta e aquela que mais vezes recomendamos aos nossos clientes.

Hahnemuehle logo long 5ba186b988c747d8cfddc2f53eec72fa

Em busca de textura…

Hahnemühle German Etching 310

O Hahnemühle German Etching é um papel de impressão tradicional (mould-made copperplate*), com um revestimento especialmente projectado para aplicações FineArt.
 
O German Etching é um 100% alfa-celulose (fibra natural) e é caracterizado pelo seu toque aveludado e pela sua estrutura claramente definida. A textura única da superfície adiciona um toque muito especial às imagens, exibindo-as em todo o seu esplendor com impressionante efeito tridimensional e de profundidade. 
 
 
Hahnemuhle German Etching 310 capa
 
Os papéis mould-made imitam o papel feito à mão num processo mecanizado. 

O revestimento premium mate para giclée, garante excelentes resultados de impressão com excelente reprodução de cores e detalhes, preto profundo e contrastes muito interessantes. O Getman Etching é naturalmente um papel livre de ácidos e lignina e atende aos requisitos mais exigentes em termos de resistência ao envelhecimento.

Este papel para giclée, de elevada gramagem (310g/m2) é um dos papéis mais populares para impressões e reproduções de arte, muito graças à sua textura de superfície. 

O Hahnemühle German Etching é um papel de excecional qualidade, capaz de produzir excelentes resultados que durarão certamente mais do que a maioria de nós, sobretudo se os combinar com uma impressão de qualidade e a mais recente tecnologia de aplicação de tintas pigmentadas como temos o orgulho de fazer na Pigmento.

hahnemuehle german etching closeup
fibra

ESTRUTURA
Fibras naturais

cotton

SUBSTRATO
100% alfa-celulose

zigzag lines in side view position

SUPERFÍCIE
Matte

pantone

TOM DE BRANCO
Branco normal

blood drop

OBA
Baixo conteúdo

business

PESO
310g/m2

ESPECIFICAÇÕES DETALHES / EXPLICAÇÃO

Tentamos manter todos os dados atualizados e corretos, mas se uma das especificações se apresentar como verdadeiramente crítica para a sua escolha ou decisão, verifique as especificações no site do fabricante em www.hahnemuehle.com

Estrutura: Fibras naturais

Os papéis são maioritariamente produzidos de uma das duas seguintes formas:

  • Os papéis revestidos com resina (RC ou resin coated). Estes usam menos fibra e substituem essa mesma fibra por resina (que é apenas um nome bonito para “plástico”). Isso significa que esses papéis são baratos, fortes e robustos, mas tendem a ser menos atraentes ao toque e a aceitar menos tinta. Tendem a ser muito populares nos mercados de consumo;
  • Os papéis à base de fibras naturais. São papéis tradicionais feitos sem plásticos e que usam apenas fibras vegetais. Tendem a aceitar mais tinta e têm uma aparência mais atraente. São os papéis preferidos da esmagadora maioria de nossos clientes e aqueles que usamos – exclusivamente – no nosso processo de impressão.
Substrato: 100% alfa-celulose

De que é feita a base de papel? As possibilidades incluem:

  • Pasta de celulose – também chamada de polpa de madeira ou pasta de madeira – é a forma mais comum (e mais barata) de produzir papel;
  • Alfa-celulose – a porção mais nobre da polpa de celulose. Vulgarmente testado para características de arquivo semelhantes às do algodão;
  • Algodão – a fibra mais comum para a produção de suportes para belas-artes (ou fine art). Leia mais sobre este assunto nas nossas FAQ.
  • Bambu, agave, cânhamo – alternativas ecologicamente melhores que o algodão. Muitas outras fibras vegetais (por exemplo amoreira) podem ser usadas para produzir papel com características arquivísticas.
Superfície: Mate

Na informação que passamos aos nossos clientes dividimos esta característica em seis grupos e nem sempre de acordo com aquilo que um fabricante escreve na embalagem.

  • Fosco (ou Mate) – liso ou com textura;
  • Brilho – semi-brilhante, brilhante e alto brilho;
  • Duo (frente e verso) – papéis especiais (como o Photo Rag Duo) que podem ser imprimidos com qualidade total em ambos os lados.
Tom de branco: Branco natural (91,5 CIE)

Definimos a “brancura” do papel, da seguinte forma:

  • Branco frio – um papel com uma tonalidade fria (azul);
  • Branco brilhante – um papel mais branco que os papéis de branco natural, mas sem a tonalidade azulada de um branco frio;
  • Branco (ou Branco natural) – um branco natural (não tão branco como o branco brilhante). A maioria dos rag caem nesta categoria;
  • Quente – um papel claramente mais quente (amarelo);
  • Perlescente – papel com um tom cinza quente (geralmente encontrado nos papéis metálicos).
OBA: Baixo conteúdo

OBA ou OBAs, sigla de Optical Brightening Agents – em português “Agentes de alvura” ou mesmo “agentes de brilho óptico” – são compostos químicos adicionados ao revestimento de alguns papéis. São usados para realçar a aparência da cor, branqueando o papel aumentando a quantidade de luz azul refletida e, como resultado, compensando os tons amarelos naturais. Diferentes papéis contêm diferentes níveis de OBAs, pode confirmar se um papel contém agentes de brilho óptico colocando uma folha sob uma luz ultravioleta, se ela indicar uma coloração roxa, então contém OBAs, quanto mais brilhante a luz roxa, mais OBAs no papel.

Em termos mais técnicos, um OBA, ou alvejante óptico, é uma anilina incolor, que absorve radiação ultravioleta e a emite como radiação visível. A presença do alvejante óptico no papel impõe uma reflexão predominante na região do azul do espectro, influenciando positivamente a reprodução de cores frias (verdes, azuis e derivadas destas), interferindo por isso negativamente na reprodução de cores quentes.

Peso: 310g/m2

A gramatura, gramagem ou peso de um papel é vulgarmente expresso em gramas por metro quadrado (g/m²).

Não é, tecnicamente, a mesma coisa que a espessura do papel, mas há obviamente correlação. Os papéis artísticos europeus estão geralmente em torno da marca dos 300g/m². Os papéis asiáticos, historicamente, tendem a ser mais leves e algures entre os100 e 200g/m².

Papéis com uma gramatura (ou gramagem) mais elevada, tendem a ter maior opacidade, ou seja, verá menos através deles.

  • Avatar Laura de Pina ★★★★★ a week ago
    Super atenciosos, atentos ao detalhe e exigentes com a qualidade. Mas principalmente, muito simpáticos. Dá sempre gosto trabalhar com pessoas assim.
  • Avatar Carla Morais ★★★★★ a week ago
    Impressões de altíssima qualidade. Serviço impecável. Nem sugestões de melhoria tenho!
  • Avatar Guida Maduro ★★★★★ a month ago
  • Avatar Viviana ★★★★★ 2 weeks ago
  • Avatar Pedro Pedroso ★★★★★ in the last week
    Atendimento por e-mail muito cuidadoso e prestável.Serviço rápido, com uma qualidade impecável e uma selecção de diferentes papeis extensa e completa.Envio pelo correio muito cuidadoso com total protecção das impressões.Altamente recomendável. … More
  • Avatar Joao Rocha ★★★★★ a week ago
    Great service, great prints, customer service and attention to detail are fabulous. Totally recommend Collective Pigment.
  • Avatar Pedro Alves ★★★★★ 2 weeks ago
    Excelente serviço! Comunicação rápida e construtiva no ato da encomenda, entregas num par de dias e impressões com alta qualidade!Recomendo vivamente!
  • Avatar Paulo Solipa ★★★★★ 8 months ago
    Excelente serviço com preços adequados. Super profissionais, qualidade de impressão fantástica e muita variedade de papéis.A disponibilidade e a atenção com o cliente é outro aspeto a realçar pela positiva. A entrega é rápida e o material … More vem devidamente protegido.Totalmente satisfeito e recomendo a qualquer fotógrafo ou artista que queira ver os seus trabalhos impressos com a qualidade que merecem.