FAQ – ENVIO DE FICHEIROS, PAGAMENTO E ENVIOS

Em que formato devo enviar os meus ficheiros?

Tentamos ser o mais flex√≠veis que nos √© poss√≠vel nesta quest√£o. TIFF √© o nosso preferido, mas PSD, PDF, PNG e mesmo JPEG, s√£o op√ß√Ķes v√°lidas. Deve enviar os ficheiros sem camadas (flatten / achatados) e sobretudo sem camadas com fontes ou paths.

Envio em CMYK ou RGB?

RBG (sRGB IEC61966-2.1.) ou Adobe RGB a 8-bit ou a 16-bit. Consulte a nossa checklist de envio de um ficheiro para impress√£o para conhecer mais acerca deste assunto.

Porque devo enviar em RGB e não CMYK se até me disseram para produzir neste modo para impressão?

N√£o se preocupe, estamos muito a par de toda a imensa quest√£o em torno do mitol√≥gico CMYK, da pr√©-impress√£o, do modo subtractivo e aditivo, de todas as hist√≥rias e mais algumas, mas h√° algumas coisas que deve saber antes de jurar a p√©s juntos que “CMYK √© que √©”. Na verdade, pode e deve usar CMYK em obras a serem enviadas para um servi√ßo de impress√£o em 2 casos particulares, a saber:

    • 1) Tem a certeza absoluta de qual o perfil ICM para o qual a m√°quina de impress√£o est√° calibrada;
    • 2) Usa algumas cores especiais, onde problemas de halftoning e registo s√£o muito mais importantes do que a fidelidade das cores, o que convenhamos, √© excepcionalmente raro.

Em todos os outros casos, h√° um consider√°vel risco de ter os seus ficheiros CMYK convertidos para RGB (na verdade CIELAB) e, logo de seguida, novamente para CMYK, a fim de corresponder ao perfil ICM do fluxo de trabalho;

Os fluxos de trabalho de impressão modernos (RIP) são muito mais competentes na conversão RGB >> CMYK do que um processo realizado no seu software de eleição Pode anotar o seguinte: nunca trabalhe ou converta para o modo CMYK, a menos que tenha controlo total sobre todo o fluxo de trabalho (calibrado) e neste controlo, incluem-se as próprias impressoras.

Connosco, o melhor perfil de cor a ser usado para isso √© sRGB IEC61966-2.1. RGB ou Adobe RGB. Na Pigmento usamos m√°quinas de 12 cores, temos uma valiosa gama de tintas √† nossa disposi√ß√£o, n√£o h√° raz√Ķes para restringir.

Podem ajudar-me com estas quest√Ķes do modo de cor e perfis associados?

Claro! Entre em contacto através formulário de contacto colocado no fundo desta página. Consulte também a nossa checklist de envio de um ficheiro para impressão para conhecer mais acerca deste assunto.

Depois de me enviarem as impress√Ķes o que acontece aos meus ficheiros?

Lixeira! N√£o os podemos guardar por duas raz√Ķes. A primeira, menos importante, √© uma quest√£o de gest√£o de espa√ßo do nosso lado. Temos mesmo de apagar os ficheiros assim que recebemos notifica√ß√£o de entrega e satisfa√ß√£o. A segunda, mais importante, est√° relacionada com a √©tica e a propriedade intelectual e efectiva dos trabalhos. N√£o podemos guardar os ficheiros para l√° do exclusivamente contratado pelo cliente. Ap√≥s o cumprimento desse contrato (impress√£o e entrega), temos mesmo de eliminar os ficheiros.

Ap√≥s a recep√ß√£o das impress√Ķes fiquei muito satisfeito(a) e gostaria de imprimir mais algumas c√≥pias. Tenho de enviar novamente os ficheiros?

Se já recebeu algum contacto da nossa parte ou se já emitiu nota da recepção da sua encomenda, o mais certo será os ficheiros já terem sido eliminados. Deverá por isso confirmar connosco, mas ter com mais certa a necessidade de reenvio dos ficheiros para impressão.

Publicam sempre imagens do processo de impress√£o nas redes sociais?

Sim, em alguns casos! Nem sempre, nem como forma de promover um ou outro cliente. √Č pura e simplesmente uma forma de anunciar e divulgar as qualidades do servi√ßo que prestamos. Se por acaso public√°mos uma imagem do processo de impress√£o de uma obra sua que n√£o quer ver nos nossos canais de social media, p.f. entre em contacto no sentido de a podermos eliminar. De qualquer forma perguntamos SEMPRE antes de qualquer publica√ß√£o e identificamos os autores.

Perceba, contudo, que o facto de n√£o publicarmos uma imagem de uma das suas obras, n√£o quer dizer que a menosprezemos ou consideremos “inferior”. Imprimir j√° nos d√° “√°gua pela barba”! Registar, divulgar e gerir rea√ß√£o, j√° √© do reino do “tempo que sobra”. Registamos cerca de 35-50% de tudo o que imprimimos. Publicamos, talvez,¬† 10% dessa por√ß√£o registada.

O que é uma impressão giclée?

Excelente pergunta?! Além de estar respondida em alguns dos posts no nosso blog, fica também aqui a explicação.

A palavra Gicl√©e (‚Äújicl√™‚ÄĚ), deriva do verbo franc√™s gicler que significa ‚Äúesguichar ou borrifar‚ÄĚ. A palavra, na verdade um neologismo cunhado h√° cerca de 30 anos, √© usada para descrever um processo de impress√£o digital de belas artes que combina tintas √† base de pigmentos com papel de qualidade arquiv√≠stica, no sentido de obter uma impress√£o a jacto de tinta de qualidade de arquivamento superior, resist√™ncia √† luz e estabilidade qu√≠mica.

A perman√™ncia da imagem √© uma preocupa√ß√£o de artistas e colecionadores. As estimativas de envelhecimento ‚Äď baseadas em an√°lises laboratoriais ‚Äď apontam para uma resist√™ncia ao desvanecimento e mudan√ßa de cor de mais de 200 anos em condi√ß√Ķes ideais (armazenamento no escuro a 22,7¬ļC e 50% H.R.), e de at√© 86 anos em exposi√ß√£o sob vidro.

As nossas impress√Ķes s√£o criadas com impressoras da s√©rie PROGRAF da Canon com tintas LUCIA PRO (sempre as originais), que com a cabe√ßa de impress√£o de 12 canais √© capaz de produzir uma gama tonal e de cores, extremamente ampla.

A nossa impressão  oferece suavidade e riqueza de cores e os nossos impressores (para já apenas 2) garantirão que a impressão representa o trabalho original do artista da maneira mais aproximada possível. 

A reprodução Giclée é no fundo uma forma de os artistas que acham inviável a produção em massa dos seus trabalhos, poderemos reproduzi-los com garantia de qualidade e fidelidade.

Emitem certificados de autenticidade?

Claro que sim! Tem √† escolha dois tipos de certificado. Um primeiro, emitido por n√≥s, com o nosso carimbo e declara√ß√£o de especifica√ß√£o de impress√£o. Um segundo assente no sistema de holograma da Hahnem√ľhle em que cada obra recebe um selo numerado que corresponde ao selo numerado colocado num Certificado de Autenticidade onde podem figurar elementos identificativos muito diversos, desde o t√≠tulo e autor da obra, ao tipo de papel, tecnologia de impress√£o, tintas, tipo e lote do papel, etc.

Que papéis usam?

Todos os nossos pap√©is para impress√£o gicl√©e (excep√ß√£o para Hahnem√ľhle Matt Fibre 200g/m2) possuem caracter√≠sticas arquiv√≠sticas. Alguns apresentam op√ß√£o de acabamento mate, outros apresentam acabamento (ou revestimento) brilhante, p√©rola, acetinado, etc. Os pap√©is mate apresentam diferentes n√≠veis de textura no sentido de permitir ao cliente a escolha do “toque” que mais se adequa √† sua arte.

Normalmente existem apenas dois n√≠veis de pre√ßos para os pap√©is que comercializamos. Um valor para os substratos Canson Infinity ou Hahnem√ľhle e um segundo, normalmente mais econ√≥mico, para os pap√©is com a nossa marca, i.e., PC.

E que tintas usam?

Usamos sempre tintas originais LUCIA PRO. Tratam-se de tintas pigmentadas (ou tintas minerais ou tintas de pigmentos minerais) de elevadíssima qualidade e durabilidade, sobretudo quando colocadas em papéis de equivalente nível de excelência.

Os vossos papéis são livres de ácidos?

Impressão giclée (ou giclée prints) sem substratos/papéis livres de ácidos não é, pura e simplesmente, impressão giclée! Pode anotar sem reservas.

A longevidade do produto final (substrato + tinta) depende em grande parte do valor do pH do papel antes da impress√£o, assim como depender√° da evolu√ß√£o desse mesmo valor ao longo do tempo. Para esta equa√ß√£o conta tamb√©m a presen√ßa de lenhina (ou lignina), cuja exposi√ß√£o √† luz e ao oxig√©nio adiciona uma tonalidade amarelada √†s superf√≠cies dos materiais onde est√° presente. Sim, todos os nossos pap√©is s√£o livres de √°cidos, at√© o Hahnem√ľhle Matt Fibre 200g/m2 que na Pigmento temos o h√°bito de n√£o definir como suporte indicado para uma gicl√©e print.

Os valores de pH e outras informa√ß√Ķes t√©cnicas podem ser encontrados na p√°gina que cri√°mos para a apresenta√ß√£o dos substratos. Mais sobre esta quest√£o da lenhina, poder√° ser encontrada numa resposta abaixo colocada.

Quando referimos “papel livre de √°cidos” referimos um condicionamento usado no processo de fabrica√ß√£o. O carbonato de c√°lcio √© adicionado √† mistura para neutralizar a acidez do material natural e produzir uma configura√ß√£o alcalina est√°vel no papel acabado, dando um valor de pH neutro e, consequentemente, uma vida √ļtil mais longa √†s impress√Ķes; falemos de papel de algod√£o ou de alfa-celulose.

Lignina ou Lenhina?

√Č indiferente! O importante √© que a sua presen√ßa n√£o se fa√ßa notar no futuro, garantindo que n√£o existe no presente. A lenhina √©, quimicamente falando, uma mol√©cula presente nas plantas terrestres, em associa√ß√£o com a celulose na parede celular, cuja finalidade √© a de conferir rigidez, impermeabilidade e resist√™ncia contra ataques biol√≥gicos aos tecidos vegetais, sobretudo aos sistemas vasculares das plantas. A lenhina √©, por isso mesmo, uma “coisa” boa. S√≥ n√£o o √© quando falamos de papel para impress√£o gicl√©e.

A lenhina √© o principal componente da madeira se n√£o contarmos com a celulose. J√° depois do processo de produ√ß√£o do papel, est√° presente em grandes quantidades em pap√©is como o papel pardo (usado nos sacos para p√£o e outros alimentos) e no papel√£o. Estes pap√©is possuem caracter√≠sticas em comum, entre elas, a colora√ß√£o escura. A presen√ßa de grande quantidade de lenhina na composi√ß√£o desses materiais confere essa caracter√≠stica t√£o… castanha.

A lenhina deixa o papel com um aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degrada√ß√£o. As mol√©culas da lenhina sofrem oxida√ß√£o quando expostas ao oxig√©nio, passam por altera√ß√Ķes e ficam menos est√°veis. Para fabricar o papel de cor branca, a lenhina deve ser quase totalmente extra√≠da. Isso √© poss√≠vel atrav√©s dos alvejantes (produtos qu√≠micos branqueadores). Durante o processo de produ√ß√£o adicionam-se esses produtos qu√≠micos √† polpa de celulose que separa e descarta a lenhina. O resultado √© um papel branco e com maior vida √ļtil.¬†

O que s√£o OBA?

OBA ou OBAs, sigla de Optical Brightening Agents – em portugu√™s “Agentes de alvura” ou mesmo “agentes de brilho √≥ptico” – s√£o compostos qu√≠micos adicionados ao revestimento de alguns pap√©is. S√£o usados para real√ßar a apar√™ncia da cor, branqueando o papel aumentando a quantidade de luz azul refletida e, como resultado, compensando os tons amarelos naturais. Diferentes pap√©is cont√™m diferentes n√≠veis de OBAs. Pode confirmar se um papel cont√©m agentes de brilho √≥ptico colocando uma folha sob uma luz ultravioleta, se ela indicar uma colora√ß√£o roxa, ent√£o cont√©m OBAs, quanto mais brilhante a luz roxa, mais OBAs no papel.

Em termos mais t√©cnicos, um OBA, ou alvejante √≥ptico, √© uma anilina incolor, que absorve radia√ß√£o ultravioleta e a emite como radia√ß√£o vis√≠vel. A presen√ßa do alvejante √≥ptico no papel imp√Ķe uma reflex√£o predominante na regi√£o do azul do espectro, influenciando positivamente a reprodu√ß√£o de cores frias (verdes, azuis e derivadas destas), interferindo por isso negativamente na reprodu√ß√£o de cores quentes.

Porque é que o papel de algodão é tão famoso?

O algodão tem uma longa tradição de uso em papel.

Ainda durante os dias de hoje poder√° encontrar “trapos” de roupas velhas na composi√ß√£o de pap√©is reciclados (da√≠ o “cotton rag“) no entanto, os pap√©is para impress√£o gicl√©e ou uso em belas artes, apenas de usam os lints de algod√£o da mais elevada qualidade, i.e., as fibras curtas que est√£o presas √† semente de algod√£o ap√≥s o descaro√ßamento e que, facto, tamb√©m cont√™m celulose o que ajuda a dar estabilidade √† folha de papel produzida no final. Em portugu√™s pode chamar-lhe a “pluma” ou, menos glamorosamente, os “fiapos” de algod√£o.

Assim, e devido à origem do algodão, este tipo de papel produz um toque muito mais macio na superfície quando comparado com papéis de 100% alfa-celulose. Teoricamente o papel de algodão também tem melhor resistência e durabilidade do que os papéis de polpa de madeira, mas isso será toda uma outra discussão.

O algod√£o tamb√©m possui reconhecidas qualidades arquiv√≠sticas ou de arquivamento. √Č comum dizer-se que para ponto percentual de algod√£o contido num papel, podemos contar com um ano de resist√™ncia √† deteriora√ß√£o pelo uso. Por exemplo, um papel com 25% algod√£o pode ser manuseado e consultado por 25 anos sem mostrar sinais de deteriora√ß√£o. N√£o tome isto como lei, claro est√°.

O que é a alfa-celulose?

O papel de alfa-celulose √© feito de polpa de madeira, sendo, por isso mesmo, um produto (ou fibra) natural. A őĪ-celulose √© a base da polpa de madeira; √© composta por v√°rias mol√©culas de a√ß√ļcar unidas para formar uma cadeia.

Durante o processo de fabrica√ß√£o do papel, essa cadeia √© quebrada, refinada para remover elementos indesej√°veis ‚Äč‚Äč(como a lenhina de que fal√°mos numa resposta acima) e ent√£o reformada para dar resist√™ncia √† folha de papel final. Para criar diferentes acabamentos na superf√≠cie do papel, ocasionalmente, as fibras de alfa-celulose s√£o combinadas com outros materiais, como lints ou plumas¬†de algod√£o (veja p.f. resposta imediatamente anterior).

Existem muitos tipos diferentes de papel de alfa-celulose para fine art e gicl√©e e a sua qualidade √© absolutamente indiscut√≠vel e at√© a indicada para muitos tipos de obras. √Č sobretudo muito procurado no segmento da ilustra√ß√£o.

Imprimem em papel artesanal / pardo / seda / cartonado / etc.?

Imprimimos exclusivamente em papel preparado para impress√£o de jacto de tinta que √© a √ļnica superf√≠cie em que √© poss√≠vel o processo de gicl√©e que, claro est√°, √© um processo de jacto de tinta.

Podem encomendar um determinado papel em que eu gostaria de testar algumas imagens minhas?

Depende! Temos acesso a todos os pap√©is – salvo ruptura de stock no fornecedor – Hahnem√ľhle e Canson. Ainda assim, “ter um papel” representa um investimento num determinado volume para stock.

Se o seu pedido de or√ßamento for para uma quantidade que, mesmo representado um preju√≠zo, se apresente como vi√°vel, podemos tentar disponibilizar o papel em quest√£o. Se por outro lado o seu pedido for para um par de impress√Ķes, dificilmente poderemos ajudar. Por mais que queiramos ser prest√°veis, um neg√≥cio ser√° sempre um neg√≥cio e √©, na pr√°tica, imposs√≠vel possuir stock para todos os pap√©is existentes no mercado. Mesmo que falemos de apenas 2 marcas.

Como posso fazer uma encomenda?

√Č s√≥ seguir os passos que indicamos na p√°gina dedicada ao processo de encomenda.

Quanto tempo demoram a processar uma encomenda?

Normalmente, ap√≥s confirma√ß√£o de pagamento (ver abaixo), podemos demorar at√© 3 dias √ļteis a processar o pedido, mas depende sempre do n√≠vel de pedidos do momento. O tempo de entrega n√£o depende de n√≥s, mas sim da transportadora escolhida e pode ir de 24 a 48 horas para Portugal Continental, Ilhas e Espanha Peninsular, ou 3 dias √ļteis para a maioria dos pa√≠ses europeus.

Quantos custam os portes?

Temos uma taxa fixa de 5,90 EUR para Portugal Continental. Para outros locais, veja p.f. abaixo. Temos uma taxa especial de 6,50 EUR para entregas para o dia seguinte em Portugal continental. Os nossos envios fornecem sempre um c√≥digo de seguimento CTT Expresso para rastrear as suas encomendas. Caso nos ceda o seu n√ļmero m√≥vel aquando do processo de encomenda, receber√° tamb√©m actualiza√ß√Ķes de estado via SMS.

TABELA DE PORTES

Portugal continental …………. 5,90 EUR (1-2 dias √ļteis)
Ilhas (Madeira e A√ßores) ….. 10,90 EUR (2-5 dias √ļteis) ‚ąá
Espanha Peninsular … 6,90 EUR (2-3 dias √ļteis) ¬§
Europa – Zona 2 ……. 16,50 EUR (3-6 dias √ļteis)
Europa – Zona 3 …… 18,50 EUR (3-6 dias √ļteis)

‚ąá Dependente do grupo do arquip√©lago
¤ A Espanha peninsular não inclui as ilhas espanholas.

Europa – Zona 2 inclui: Alemanha, √Āustria, B√©lgica, Eslov√°quia, Eslov√©nia, Fran√ßa, Gr√©cia, Pa√≠ses Baixos, Hungria, Irlanda, It√°lia, Luxemburgo, Rep√ļblica Checa.

Europa – Zona 3 inclui: Dinamarca, Est√≥nia, Finl√Ęndia, Isl√Ęndia, Let√≥nia, Litu√Ęnia, Malta, Pol√≥nia, Su√©cia.

Quanto pesa uma encomenda com 25 impress√Ķes A2?

Apesar de o peso do papel e das respectivas tintas da impress√£o representarem uma consider√°vel fatia do peso de cada encomenda (1684g apenas para o papel numa encomenda de 25 A2 em PC White 270g/m2), h√° que contar com o peso do material de embalagem e protec√ß√£o das impress√Ķes, entre outros items presentes numa embalagem final.

Assim, por experi√™ncia tantas vezes comprovada, temos que uma encomenda de 25 impress√Ķes A2 em PC White 270 g/m2 (o nosso papel mais usado), pesa aproximadamente 4500g (4,5Kg).

Adicione cerca de 235g para uma encomenda equivalente em Hahnem√ľhle Photo Rag 308g/m2, i.e., aproximadamente 4735g numa encomenda de 25 impress√Ķes A2.

Há valor mínimo para uma encomenda?

N√£o. Pode encomendar desde um √ļnico A5, at√© quantos A1 desejar. Tenha contudo em aten√ß√£o que o custo de um A5 √© sempre inferior ao custos dos portes m√≠nimos (5,90 EUR).

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Os pagamentos podem ser efectuados através de Transferência Bancária (CGD), MBWAY, Paypal ou Stripe. As amostras podem ser pagas através de Transferência Bancária ou MB WAY.

Posso pagar por taxa de urgência?

N√£o! Todas as encomendas s√£o processadas da mesma forma. N√£o temos “servi√ßo expresso”. A √ļnica taxa de urg√™ncia de que dispomos s√≥ se aplica aos portes que, sendo para o dia seguinte (v√°lido para Portugal continental), t√™m valor de 6,50 EUR.

Como s√£o enviadas as impress√Ķes?

Todas as impress√Ķes s√£o enviadas atrav√©s de CTT Expresso.

As impress√Ķes s√£o bem protegidas?

Sim! Muito bem. Usamos diversos materiais de protecção em cada impressão ou encomenda.

Posso acompanhar o envio das encomendas?

Sim, sempre. Enviamos sempre o n√ļmero de seguimento do objecto expedido. Se fornecer o seu n√ļmero de telem√≥vel aquando do pedido de amostras ou da formaliza√ß√£o de encomendas, tamb√©m receber√° actualiza√ß√Ķes de estado da remessa via SMS.

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