¿Qué diablos es una impresión de giclée?

post head pigmentocoolectivo002

Vivemos num mundo de rótulos e os clichés comandam o sonho! Giclée é uma daquelas palavras que ja foi “grande”, já foi substituída por outras mais modernas e hoje, quais calças à boca de sino renascidas das cinzas e trazidas para a pista de dança, está de volta em grande estilo. Já muitos procuram quem produza giclée prints… só porque sim!

A palavra Giclée (leia-se jiclê e nunca guiclé, ou mesmo glicê) deriva do verbo francês gicler, que significa, de forma simples, “salpico”; ou esguicho… ou espirro se preferirem algo mais orgânico.

O termo Giclée, no processo de impressão, deve ser utilizado para descrever uma impressão digital de belas artes que combina tintas à base de pigmentos com papel de qualidade arquivística elevada (permanência elevada). Deve ser sempre objectivo final, a obtenção de impressões Giclée de superior qualidade de arquivamento, elevada resistência à luz e estabilidade química.

As nossas impressões giclée, são criadas através do uso de impressoras Canon (no sistema de 11 tintas + Chroma Optimizer), tintas Lucia PRO originais, que com uma cabeça de impressão com 18432 nozzles injetores (1536 por canal),  é capaz de produzir uma faixa tonal de extraordinária continuidade, gama extremamente ampla e pretos muito profundos. Naturalmente, o processo de calibração de dispositivos e a criação de perfis de cor adequados e personalizados, são a base de qualquer serviço de impressão de excelência, mas isso é assunto para outra altura.